Você conhece o Processamento Auditivo Central e as consequências que sua alteração pode trazer para as crianças na idade escolar?
Você tem contato com crianças desatentas, com dificuldades de concentração, leitura e escrita? Ou talvez aquelas que ouvem bem, mas muitas vezes não conseguem compreender o que lhe foi dito? Se sim, fique atento, pois essas são alterações apresentadas por desordens do Processamento Auditivo Central, e pra isso há tratamento!
Portadores desse distúrbio, detectam normalmente os sons, mas não são capazes de interpretar as informações que esses lhes fornecem. Para tais pessoas, a realização de tarefas simples, como executar várias atividades seguidas , pode parecer dificílimo.
Dificuldades de concentração podem ser confundidas com falta de interesse ou “preguiça”, acarretando muitas vezes, num atraso no desenvolvimento escolar em crianças nessa fase. Há também aquelas que se cansam rápido,e se dispersam facilmente ao assistir aulas. E frequentemente vemos essas mesmas, pedindo pra repetir grande parte das informações passadas!
A boa notícia, é que depois de detectadas as dificuldades, a criança passará por investigação de alguns profissionais, e essas serão tranquilamente revertidas, à partir dos encaminhamentos feitos pelos mesmos.
Para iniciar uma investigação, procure um otorrinolaringologista, neurologista ou fonoaudiólogo de sua confiança!
Francine Feltrin Morando Silva